Apenas um lugar para escapar....

sábado, 25 de junho de 2011

Antes do voo, uma mensagem.

Farei uma viagem em família no próximo dia 27 de junho para a Europa. Será uma ótima oportunidade para conhecer o continente que detém alguns dos países mais belos e fantásticos do globo, na minha opinião. E é uma visão de quem nunca deixou sua marca no "mundo europeu", mas aprecia, desde muitos anos e por meio de imagens e vídeos, sua beleza infinita. Mas ok. Devaneios à parte, o que eu vim falar aqui é que, por causa desse magnífico passeio, o meu São João de 2011 inteiro foi construído à base de muita atividade. Mais cerebral, pode-se dizer, porque mesmo resolvendo pendências do tipo: mala, roteiro para estudos de pontos turísticos, documentos e tantas outras coisas, terminei de ler um livro, li mais dois e assisti a três filmes, um deles inédito. A despeito do corpo paradão, minha cabeça deu um giro de 360º. Gostaria de comentar sobre os dois últimos livros que eu li e o último filme a que assisti: Férias, Quem mexeu no meu queijo? e Namorados Para Sempre, respectivamente. Cada um deixou um pouco de sua marca em mim, mas juro como pensei que eles foram feitos depois de terem estudado a minha agitada mente. Quanta coincidência em tão pouco tempo. Coincidências que, felizmente, fizeram-me matutar sobre muitos aspectos da minha vida: pessoal, profissional, amoroso... No primeiro, uma toxicômana é levada pelos amigos, pelo namorado e pela família para um centro de reabilitação, mas insiste em acreditar que ela não é uma dependente! CALMA, GENTE! Eu não sou usuária de drogas, graças a Deus! Mas me vi um pouco na pele da personagem porque já passei maus bocados (o motivo não vem a calhar) e obtive ajuda das pessoas que mais me amavam e eram justamente as que mais eu achava que queriam "me prender" quando, no fundo do coração, só queriam ajudar; o segundo me fez pensar na minha vida profissional. O livro é uma metáfora de dois rapazinhos e dois ratinhos que se encontram em um labirinto e, para sobreviver, precisam encontrar os melhores queijos que se escondem por ele. Cada um tem um jeito de agir e uma forma de pensar. O Queijo significa o seu objetivo de vida e o Labirinto, até onde você chegaria para obtê-lo. Logo, imaginei a minha situação: Jornalista, sem ter conseguido um emprego (desempregada é tão feio, né?) que se meteu a estudar Direito para tentar garantir um futuro melhor e mais qualidade de vida e que, para isso, viu-se enfurnada nos concursos da vida. Sempre de olho nos "freelas" que a vida puder oferecer, é claro! Quem acha que ainda não atingiu os objetivos, é importante não parar para ficar pensando no que fazer: o negócio é agir. Pensar é importante, mas pensar, pensar, pensar... Só isso não leva ninguém a nada. A não ser que quem esteja lendo isso acredite em milagres que caem do céu e espere as oportunidades sempre deitado(a) na cama admirando o sol ou as estrelas, pois a qualquer momento, elas (as oportunidades) podem surgir. E o terceiro... Bom, sinceramente não foi o título "Namorados Para Sempre" que me fez querer vê-lo, porque essa história de "para sempre" existe, mas só enquanto dura. Portanto, a ilusão de que eles tinham uma história linda de vida passou bem longe, ao passo que a sinopse me chamou a atenção: um casal estava à beira do abismo e, cada qual em sua mente, relembrava os momentos bons que tiveram juntos, tentando, de todas as maneiras, reatar o romance, mas percebendo que nada poderiam mais fazer. O momento se foi e tivera sido bom... enquanto durou. O comentário a partir desse filme que me faz pensar na minha própria vida é: quem nunca teve um amor que pensou ser para sempre, mas descobriu que o "pra sempre sempre acaba"? É mais ou menos por aí... Enfim, só queria deixar registrado o quanto três coisas simples podem fazer sua mente revirar que nem um furacão e imaginar (reviver) situações boas, ruins, mas que, de uma forma ou de outra, fazem parte da sua vida e que dela nunca vão sair! Foi bom ter revivido e pensado sobre a vida... A princípio, o feriadão serviria apenas para resolver as pendências da viagem e relaxar um pouco para os longos voos que virão pela frente, mas ele conseguiu me dar um salto para a realidade em que estou vivendo sem nem me pedir licença! Confesso que foi ótimo para mim! Principalmente antes dessa viagem. Quando dizem que Deus escreve certo por linhas tortas, é justamente sobre isso que falam! O inesperado acontece para te fazer refletir e, quem sabe, te fazer melhor do que você parece ou acha que está!!!

*Por Ana Luíza Madeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa tua marca!